Coordenadora do PMDST/Aids de Campinas é homenageada pelo site Espaço GLS e pelo jornalista Eduardo Gregori

Homenagem foi feita durante entrega do Prêmio Melhores 2008, sábado (3/1/2009) na boate Pride Club pelos serviços prestados ao público de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais de Campinas

A coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário, foi homenageada pelo site “Espaço GLS” editado pelo jornalista Eduardo Gregori. A homenagem deve-se aos serviços prestados ao público GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis) e foi realizada junto à entrega do Prêmio Melhores 2008 conferido pelo site que comemora nove anos. A premiação e a homenagem forma realizados na noite do último sábado (3/1) na boate Pride (Vila Industrial).

Para a coordenadora, a homenagem é o reconhecimento do “Espaço GLS”, de seu editor Eduardo Gregori e da comunidade à atuação do Programa DST/Aids de Campinas que desenvolve ações de enfrentamento à epidemia em parceria com as entidades da sociedade civil organizada, bem como com os próprios estabelecimentos freqüentados pelo público de travestis, lésbicas, gays, transexuais e bissexuais.

A coordenadora destaca que e epidemia de aids em Campinas é majoritariamente heterossexual, mas que a parceria com o “Espaço GLS” é fundamental para a redução da vulnerabilidade da comunidade GLS à infecção pelo HIV, principalmente lutando contra a homofobia e todas as formas de discriminação quando a identidade de gênero e orientação sexual.

“Muito do que sabemos e praticamos no SUS nos foi ensinado pela comunidade LGTB, desde os anos 80, quando a aids era chamada de peste gay. Os princípios de universalidade, integralidade e equidade do Sistema Único de Saúde são os pilares norteadores para projetos de prevenção entre esta comunidade e para a sustentabilidade de uma política pública séria”, explica a coordenadora que é enfermeira sanitarista.

O Programa Municipal de DST/Aids é uma área da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas. Para saber mais sobre aids a população pode informar-se através do Disk Aids do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids, de segunda a sexta, das 7h às 20h, através do telefone (19) 3234 500. O endereço é Rua Regente Feijó, 637, Centro. O teste de HIV é gratuito e sigiloso.

Programa Municipal DST/Aids Campinas
Assessoria de Imprensa – 5/1/9
(19) 8224 – 0799 – Eli Fernandes
imprensa.aids@gmail.com
http://aidscampinas.blogspot.com