Teste de HIV com diagnóstico rápido e “gincana do sexo” marcam feira da saúde no ambulatório da Ceasa




Uma gincana educativa e a realização do teste gratuito e sigiloso com diagnóstico rápido para HIV, das 8h às 17h, marcaram a feira de saúde realizada nesta segunda-feira, 10 de agosto de 2009, desde 8h no Ambulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) localizado na Campinas das Centrais de Abastecimento S.A. (Ceasa). O teste de HIV, além de gratuito pode ser sigiloso, fica pronto cerca de 15 minutos e só quem fez o exame fica sabendo o resultado. A gincana será um “quiz show” com perguntas de caráter educativo. Os usuários que acertarem as repostas relacionadas ao sexo seguro ganharão prêmios.

A Feira da Saúde no Ambulatório da Ceasa é realizada em referência ao Dia Nacional da Saúde, que foi celebrado na última quarta-feira, dia cinco de agosto. Segundo a Ceasa cerca de 15 mil pessoas passam diariamente pela central de abastecimento. O Ambulatório funciona diariamente das 6h às 15h. A Ceasa fica na Rodovia Dom Pedro I, altura do quilômetro 109, à região Norte de Campinas. Os telefones da unidade de saúde são os seguintes: (19) 3746-1030, 3746-1067, 3746-1089 e o fax é (19) 3746-1030. O correio eletrônico do Ambulatório Ceasa é
saude.amceasa@campinas.sp.gov.br.

A Feira de Saúde integra um conjunto de ações relacionadas à educação em saúde. Em 2008, por exemplo, usuários desta unidade do SUS concorreram a prêmios pela participação em uma estratégia que envolveu a escolha de uma frase relacionada à aids criada pela própria população.

A frase vencedora, à época, foi "A camisa te deixa elegante e a camisinha te garante", criada por um comerciante que disse freqüentar semanalmente a Ceasa para comprar flores e hortifrutigrangeiros. A frase que ele criou foi selecionada entre mais de 80 inscritas no concurso. “Este trabalho realizado com o Ambulatório Ceasa faz parte de uma estratégia que é a descentralização de ações junto à Rede SUS Campinas”, explica a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas (PMDST/Aids).

De acordo com a Coordenação Municipal de DST/Aids, a descentralização das ações para controle da aids incluem a atuação junto aos Centros de Saúde e demais unidades da rede pública municipal. A aids não tem cura, mas tem tratamento. O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DSTs e Aids de Campinas deve ser procurado pela população que deseja saber mais sobre o HIV, sobre a aids, sobre outras doenças sexualmente transmissíveis e sobre o uso correto e frequente de preservativos em todas as relações sexuais, bem como acessá-los na Rede Pública de Saúde e onde fazer o teste de HIV (gratuito, sigiloso e anônimo).

A população também pode informar-se sobre as DSTs, o HIV e a aids por telefone por meio do “Disk-Saúde” do Ministério da Saúde: 0800 61 1997 ou também por meio de ligação gratuita, no “Disk Aids” da Secretaria Estadual de Saúde: 0800 16 2550. Campinas possui duas unidades fixas especializadas na realização do teste de HIV:

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro, telefone (19) 3236 – 3711, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Regente Feijó, 637, Centro.
E o CTA Ouro Verde, localizado junto ao Hospital Ouro Verde (região Sudoeste, próximo ao Terminal de Ônibus Ouro Verde), na Avenida Rui Rodrigues, 3434, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. O telefone do CTA Ouro Verde é 3226 – 7475. No CTA Ouro Verde é realizado o teste com diagnóstico rápido para o HIV, também gratuito, anônimo e sigiloso, com resultado em 15 minutos.