Campinas oferece teste de HIV com diagnóstico rápido e de graça na manhã deste sábado

Ação integra Caravana em Defesa do SUS, movimento que acontece este ano em todo o Estado de São Paulo e tem como tema “Todos em Defesa do SUS”

A população de Campinas tem acesso ao teste de HIV de graça e com diagnóstico rápido neste sábado, 19 de setembro de 2009, das 9h30 às 13h, na Praça Rui Barbosa (Convívio) atrás da Catedral Metropolitana. A ação integra a Caravana em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), movimento realizado no Estado e que tem como lema “Todos em Defesa do SUS”. Outros serviços públicos de saúde estarão disponíveis no local gratuitamente.

O teste de HIV é realizado por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas. Os exames têm resultado pronto em cerca de 15 minutos, e todo o atendimento é de graça para população, na Praça José Bonifácio, avenida Francisco Glicério com Conceição, no Centro da cidade.

O CTA Itinerante é uma unidade móvel do Centro de Referência (CR) do Programa de Aids de Campinas e foi criado para ações de incentivo à realização do diagnóstico de HIV. O teste é feito com uma picada na poupa do dedo da pessoa e o resultado fica pronto em média 15 minutos depois. O resultado é entregue por meio de um aconselhador e só é revelado à pessoa que fez o exame.

No caso de o resultado ser positivo para o HIV (vírus que causa a aids) a pessoa será encaminhada aos serviços especializados para seu estado sorológico ser monitorado e, se necessário, encaminhado para tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS). O teste de HIV com diagnóstico rápido é oferecido cotidianamente no CTA Ouro Verde, localizado junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde, à avenida Rui Rodrigues, 7474, telefone (19) 3226 – 7475, de segunda a sexta, das 7h às 19h, com atendimento gratuito e sigiloso.

Caravana do SUS

Além da realização do teste de HIV com diagnóstico rápido, neste sábado, dia 19, a partir das 9h30, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana, no centro de Campinas, onde será realizada a Caravana em Defesa do SUS, movimento que acontece este ano em todo o Estado de São Paulo e tem como tema “Todos em Defesa do SUS”, outras atividades serão realizadas no local.

A proposta da Caravana , que faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde, engloba temas como a falta de financiamento da saúde pública, a participação do terceiro setor nessa área, a precarização do trabalho e a importância do controle social nas ações públicas de saúde.

Além da concentração na Praça José Bonifácio, a Caravana em Defesa do SUS inclui, ainda, na sequência, a partir das 14h, nas dependências da Estação Cultura, um debate sobre os temas relacionados ao evento. As palestras serão proferidas pelo, diretor do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Nelson Rodrigues dos Santos, pelo presidente do Sindsaúde/São Paulo, Benedito Augusto de Oliveira (Benão) e pelo coordenador da Plenária Estadual dos Conselhos Municipais de Saúde, Arnaldo Marcolino.

O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e dos Movimentos Sociais.

Em Campinas, na Praça José Bonifácio, serão montados postos de vacinação e de outros serviços de saúde, além de barracas identificadas com os diversos equipamentos, unidades de saúde e demais produtos oferecidos pelo SUS de Campinas e região, como, por exemplo, o Serviço de Saúde Cândido Ferreira, Covisa, DST/Aids, entidades de controle social e outras. No local também serão apresentadas atividades artísticas e culturais incentivadas e promovidas pelos segmentos de saúde no município.

A coordenadora da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Maria Ivonilde Vitorino, explica que um dos objetivos da Caravana é reforçar a conscientização acerca da importância do SUS enquanto conquista popular. “Iniciativas como essa – ressalta Ivonilde – também são importantes para estimular o trabalho de todos os agentes envolvidos com esse serviço de grande alcance social, além de mostrar que estamos atentos com as políticas voltadas para o setor”.

Outra proposta da Caravana, conforme explica Ivonilde, é a divulgação da Campanha que lança o SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além do Projeto em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet. Ivonilde informa que as propostas discutidas nessas caravanas, que acontecem em todo o País, serão apresentadas no mês de dezembro, em um Encontro Nacional em Brasília.

A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Campinas)

Mais informações à Imprensa: (19) 9373 – 5001, com Eli Fernandes

PROGRAMA MUNICIPAL DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E AIDS DE CAMPINAS