Campinas realiza 30 testes de HIV com diagnóstico rápido durante "Caravana do SUS"

Ação foi realizada através do Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas

Pelo menos 30 pessoas realizaram testes de HIV com diagnóstico rápido durante a passagem por Campinas, sábado, da Caravana em Defesa do SUS. Das 9h30 às 13h, na Praça Rui Barbosa, o“Convívio”, atrás da Catedral Metropolitana, os exames foram oferecidos por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, que entrega os resultados cerca de 15 minutos após o teste, oferecido gratuitamente à população. Além de ser de graça, o atendimento é sigiloso e pode ser anônimo.

A oferta em Campinas do teste de HIV com diagnóstico rápido é resultado da organização do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde local. Diariamente os exames com diagnóstico rápido para HIV estão disponíveis apenas no Complexo Hospitalar Ouro Verde, de segunda a sexta, das 7h às 19h, através do CTA Ouro Verde do Programa de Aids. O endereço é avenida Rui Rodrigues, 3434, próximo ao Terminal Ouro Verde. O telefone é (19) 3226 – 7475.

A Caravana em Defesa do SUS é um movimento deflagrado em São Paulo e que faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde e envolve questões como financiamento da saúde pública, participação do Terceiro Setor nesta área e importância do controle social nas ações públicas de saúde. Após o ato político que contou com trabalhadores e representantes de usuários do Sistema Único de Saúde foi realizado debate acerca destes temas na Estação Cultura, região Central da cidade.

Mais informações à Imprensa: (19) 9373 – 5001, com Eli Fernandes