Centros de Saúde fazem mais de 100 testes de HIV por dia durante campanha estadual “Fique Sabendo”


Unidades do Sistema Único de Saúde operam em horários alternativos em Campinas para ampliar a capacidade de diagnóstico precoce do HIV/aids

Pelo menos 140 pessoas fizeram teste de HIV e sífilis só no Centro de Saúde do Jardim Campo Belo, à região Sul de Campinas, no sábado, 30 de agosto. No mesmo dia, cerca de 600 testes foram realizados nos Centros de Saúde da Região Noroeste de Campinas. Além disso, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e Campinas funcionaram também no domingo. Na região do Distrito Norte, Ambulatório SUS Ceasa, Centro de Saúde da Vila Boa Vista e Cássio Raposo do Amaral (CDHU – Parque Cidade de Campinas) também realizaram coleta. Desde segunda-feira, dia 25, a procura da população pelo teste tem aumentado na pública, em Campinas (na foto, a equipe do Centro de Saúde União de Bairros e do Centro de Referência DST/Aids que apoiaram a equipe na região do Distrito Sudoeste).

Para saber o local de fazer o teste e outras informações sobre o Fique Sabendo a população pode informar-se através do telefone (19) 3236-3711, das 7h às 20h. O telefone do CTA Ouro Verde, das 7h às 19h, é o (19) 3226 – 7475. Mais informações também podem ser obtidas no Centro de Saúde mais próximo. As pessoas que residem em outras cidades devem informar-se através do 0800 16 2550 e para todo o Brasil é número é 0800 61 1997. Para saber as unidades de Campinas que participam do Fique Sabendo os internautas também pode acessar a página
http://aidscampinas.blogspot.com/ do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

O total de testes realizados no final de semana e durante toda a semana passada está sendo calculado pelo Programa DST/Aids. Nesta semana a campanha estadual Fique Sabendo de incentivo ao teste de HIV e sífilis continua, inclusive com adesão de mais unidades, como o Centro de Saúde União dos Bairros, no bairro Vida Nova, que desde sexta-feira participa da campanha de incentivo ao teste. Além de distribuir material informativo sobre a campanha, trabalhadores da unidade e do Centro de Referência do Programa DST/Aids ofereceram camisinhas, na Vila Vitória e Jardim Mauro Marcondes, para incentivar a prevenção à aids e marcar o ingresso da unidade de saúde dos bairros desta área na campanha Fique Sabendo.

A campanha está programada para ser realizada até o dia 5. A coordenadora do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids), a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, Campinas afirma que em algumas unidades, no entanto, será mantida pelo menos até dia 12 ou até o final do mês a operação em horários alternativos. É o caso do CTA Ouro Verde (no Complexo Hospitalar Ouro Verde) que está funcionando das 7h às 19h. Durante o ano todo o teste de HIV e sífilis pode ser realizado nos Centos de Saúde e outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas, nos horários de rotina destas unidades.

Campanha permanente

A coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas observa que na cidade, através do SUS, a realização dos testes de HIV e sífilis já pode ser feita através dos Centros de Saúde, há pelo menos dois anos. De 2006 para 2007, por exemplo, o Programa DST/Aids, através de parceria com unidades do Sistema Único de Saúde, dobrou o número de testes feitos na cidade. Ano passado foram realizados cerca de 58 mil testes de HIV na cidade.

O Programa DST/Aids de Campinas, com base em cálculo do Ministério da Saúde, estima que pelo menos 2.000 pessoas no município têm o vírus HIV e não sabem. “Quando uma pessoa sabe que tem o vírus da aids, ela pode iniciar o tratamento, se for necessário, e com isso, sabendo que tem o HIV esta pessoa pode prevenir-se e usar camisinha para não transmitir o vírus para outras pessoas”, disse a coordenadora do Programa, Cristina Ilario.

A aids não tem cura mas tem tratamento oferecido através do Sistema Único de Saúde (SUS). “É melhor tirar mesmo o peso da dúvida e fazer logo este teste”, disse o vendedor Alexandre de Queiroz, morador do Distrito Industrial de Campinas (DIC) 3. Ele afirmou considerar importante a realização do teste e o uso da camisinha em todas as relações. “Agora que eu fiz o teste, também recebi um aconselhamento da equipe, agora sei como me prevenir da aids e de outras doenças”, afirmou o usuário do SUS que fez o teste no CTA Ouro Verde. Em outras cidades, a população deve informar-se através do telefone 0800 16 25 50 para mais informações sobre o teste de HIV e sífilis.

.............................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 9232 – 4092, com Eli Fernandes