Programa de Aids planeja resposta à epidemia em 2009

Plano de Ação e Metas desta área programática da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas é realizado de segunda a sexta-feira

A reunião anual para realização do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas começa nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2008, com objetivo de traçar as diretrizes para controle da epidemia de HIV/aids e DSTs.

Na cidade, a realização do Plano de Ação e Metas - processo adotado em outras quatro áreas programáticas: Vigilância à Saúde (Visa), Saúde do Trabalhador, Reabilitação e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) - se consolida como mecanismo potente para construção de política pública sustentável para resposta à epidemia da aids através da execução de ações nas áreas de prevenção, assistência e gestão.

O enfrentamento da epidemia requer uma resposta integrada de todos os segmentos sociais para a superação dos diferentes contextos de vulnerabilidade, individual, coletiva ou institucional.

"Com o Plano, que é um documento público, democrático, transparente e amplo, e através do qual buscamos resposta efetiva à complexidade da epidemia, esperamos contar com a participação de todos os setores parceiros, governamentais e não-governamentais, que desenvolvem ações de prevenção e assistência", disse a coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, Maria Cristina Feijó Januzzi Ilário.

Neste ano, no intuito de analisar a epidemia nos diferentes contextos e qualificar a resposta pública, o PAM será realizado em cinco dias; Em cada dia será abordada uma área de atuação. Ao final de cada dia haverá uma plenária para a aprovação final do plano pactuado por aquele coletivo.

Esta dinâmica busca respeitar alguns limites de participação dos representantes dos segmentos parceiros, que na sua grande maioria, encontram dificuldade de estarem presentes nos cinco dias consecutivos do planejamento.

22 a 25 de setembro – Hotel Vila Rica, Rua Donato Pascoal, 100, Parque Itália. Telefone: (19) 3773.8000
26 de setembro - Euro Suite Hotel, Regente Feijó, 595, Centro. Telefone: (19) 3232.3036
Segunda-feira: 8h30 - 18h (Mesa de abertura; Diagnóstico da epidemia em Campinas; Análise de contexto do exercício do PAM 2008, avanços e nós críticos)

........................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 9232 – 4092, com Eli Fernandes