CTA Ouro Verde realiza teste de HIV aos sábados e domingos até dia 28

Unidade funciona diariamente das 7h às 19h

Campinas, 5 de setembro de 2008 - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para teste de HIV do Complexo Ouro Verde, região Sudoeste de Campinas, funcionará diariamente (inclusive aos sábados e domingos) pelo menos até o dia 30 de setembro. A unidade manterá a campanha Fique Sabendo de incentivo ao teste.

O CTA Ouro Verde funciona das 7h às 19h, atende gratuitamente e o telefone para mais informações é (19) 3226 – 7475. O CTA fica próximo ao Terminal Ouro Verde de ônibus urbano. O teste, além de gratuito, é sigiloso e no CTA pode ser anônimo. Cerca de 5.000 casos de aids foram notificados desde o início da epidemia. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que cerca de 2.000 pessoas na cidade têm o vírus da aids e não sabem.

A aids não tem cura, mas tem tratamento. Segundo o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas, desde o dia 25 de agosto até a última quarta-feira, dia 3 de setembro, pelo menos 1.856 pessoas realizaram o teste através da campanha estadual Fique Sabendo.

De 2006 para 2007, segundo o Programa DST/Aids de Campinas, o SUS dobrou o número de testes de HIV realizados na cidade.


O teste e o tratamento são gratuitos. O resultado é informado somente à pessoa que realizou os exames. A ação visa oferecer à população diagnóstico e tratamento precoce da infecção pelo HIV/aids, o que refletirá em sua qualidade de vida. Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DSTs e da aids, a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.

Durante todo o ano o teste poderá ser feito nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas, no CTA Ouro Verde e no CTA do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, à rua Regente Feijó, 637. O telefone é (19) 3236 – 3711. Mais informações sobre DST/aids também estão disponíveis na página
http://aidscampinas.blogspot.com do Programa DST/Aids de Campinas.