Campinas lança conjunto de ações relacionadas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Torre do Aeroporto Internacional de Viracopos terá laço vermelho gigante semelhante ao que será colocado no Palácio dos Jequitibás

“A vida continua pra mim, pra você, pra todos”. Esta é a mensagem veiculada nos bottons que o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas distribui durante realização das ações em que a cidade celebra o 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A distribuição está relacionada a um conjunto de ações que serão realizadas em pontos de grande fluxo de pessoas, como praças, terminais de ônibus, o Aeroporto Internacional de Viracopos e unidades públicas, como Centros de Saúde e hospitais.

Os passageiros que embarcam em Campinas no Aeroporto Internacional de Viracopos, nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, das 8h às 23h59, começam espalhar pelo mundo a mensagem de incentivo à prevenção à aids e de solidariedade às pessoas que vivem com HIV/aids. Eles recebem os bottons e outros materiais informativos e educativos sobre prevenção às DST/aids antes de embarcar para os diversos destinos ao redor do globo.

Os passageiros que chegarem à cidade através do aeroporto, recebem informações sobre os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em parceria com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) o Programa DST/Aids de Campinas expõe na Torre de Comando do Aeroporto um laço vermelho gigante, semelhante ao que será colocado no Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura de Campinas no bairro Cambuí (região Central).

“O laço vermelho é o símbolo do enfrentamento à epidemia de aids e também símbolo da solidariedade às pessoas vivendo com HIV/aids. Este laço estará presente em vários locais importantes de Campinas, inclusive no Paço Municipal”, explica a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas.

Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids, os bottons serão disponibilizados para todos os trabalhadores do SUS Campinas. “Construindo uma rede por toda Campinas que estarão trazendo a importância da solidariedade às pessoas que vivem com HIV/aids e para controle da epidemia e o trabalho junto à Infraero para conectar essa rede ao mundo inteiro. À medida que essas pessoas vão para seus destinos estão levando nossa rede com elas para o mundo inteiro, inclusive em contato com outras redes de solidariedade”, explica a sanitarista.

Para saber mais a população deve procurar o Centro de Saúde mais próximo ou o Centro de Referência de DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, Centro, telefone (19) 3236 – 3711, das 8h às 18h, ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde, junto ao Hospital Ouro Verde (avenida Rui Rodrigues, 3434), de segunda a sexta, das 7h às 19h. O telefone do CTA Ouro Verde é (19) 3226 – 7475.