Mercado Municipal de Campinas tem teste gratuito de HIV com resultado na hora, neste sábado, das 9h às 14h

Ações são realizadas pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas

Testes de HIV gratuitos, sigilosos e com resultado na hora, estarão disponíveis na manhã deste sábado (13 de junho de 2009) no Mercado Municipal de Campinas, localizado ao Centro da cidade. Qualquer pessoa que passar pelo local poderá procurar a equipe de profissionais da Saúde que estará nas tendas de cores preta e laranja que serão instaladas junto às dependências do Mercado, um dos principais patrimônios históricos da cidade, por onde passam, em média, 10 mil pessoas por dia. E este número, segundo a Administração Municipal, pode ser ainda maior numa manhã de sábado.

A ação realizada das 9h às 14h trata-se de uma atividade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas. O resultado do teste fica pronto em cerca de 15 minutos após a coleta de material para exame realizada através de uma picada (com agulhas descartáveis) na polpa do dedo. O resultado é sigiloso, ou seja, só a pessoa que fez o exame fica sabendo o seu resultado.

Na quinta-feira, (dia 11 de junho de 2009), véspera do Dia dos Namorados, atividade semelhante foi realizada na Rua 13 de Maio. Mais de 120 pessoas fizeram o teste de HIV/aids no local. O objetivo é atender o grande fluxo de pessoas que freqüenta a Rua 13, um dos principais centros de compras de Campinas e, por isso, um dos lugares de maior fluxu de pessoas. Aliás, a proposta do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é justamente essa, de montar sua estrutura e colocar à disposição da população a unidade móvel do Sistema Único de Saúde (SUS) para alcançar a população que não necessariamente acessa os serviços públicos ou privados que realizam teste de HIV (o vírus que causa a aids).

A aids não tem cura mas tem tratamento

No caso de o exame dar positivo para HIV, a pessoa será encaminhada para tratamento com medicamentos antirretrovirais distribuídos gratuitamente através do SUS. No caso dos munícipes, as pessoas são encaminhadas ao Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas. Através do SUS Campinas, o tratamento também pode ser realizado no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas, Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas ou no Centro Corsini, que é a única organização não-governamental (ONG) credenciada e habilitada pelo SUS para tratar pessoas que vivem com HIV/aids.

A aids pode ter tratamento mas ainda não é conhecida a cura para este agravo de saúde, portanto o quanto mais cedo a pessoa souber se tem o vírus, melhor poderá ser o controle da patologia. É por isso também que todas as gestantes têm o direito de fazer exame pré-natal gratuito no SUS e fazer, entre outros exames, o teste de HIV, que aumenta as chances de o bebê nascer sem o vírus. Todos os Centros de Saúde de Campinas devem fornecer gratuitamente o teste de HIV. Nos Centros de Saúde, através do teste convencional, o resultado pode levar até 10 dias para sair. “É importante destacar também que os Centros de Saúde e outras unidades e parceiros do SUS distribuem de graça a camisinha. A camisinha, usada corretamente em todas as relações sexuais, é a única vacina disponível contra a aids”, afirma a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario..

Duas mil pessoas podem ter o HIV e não sabem

A descoberta da aids foi divulgada somente nos anos 80 e o primeiro caso de aids do Brasil foi notificado em Campinas, no HC da Unicamp. Segundo cálculo da Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e utilizado pelo Ministério da Saúde, é possível que cerca de 2.000 pessoas, só em Campinas, tenham o vírus HIV ou já tenham a aids e ainda não saibam. E mesmo as pessoas que têm HIV devem usar camisinha em todas as relações sexuais para evitar a reinfecção, que é quando uma pessoa que já tem o vírus da aids recebe novas cargas virais e pode, desta forma, comprometer o tratamento por tornar o vírus resistente às tecnologias disponíveis para controle da aids.

Centros de Testagem e Aconselhamento

Campinas dispõe de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) que são serviços especializados no teste de HIV. Um deles está localizado no Centro de Campinas, o CTA conhecido como “Coas” e que fica na rua Regente Feijó, 637 (trecho entre as avenidas Moraes Sales e Aquidabã). O atendimento é gratuito e sigiloso. O CTA do Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e prima pela discrição, para não expor as pessoas e mostrar o resultado do exame apenas para aquelas que fizeram o teste. O teste no CTA “Coas” fica pronto entre uma semana e 10 dias. Para saber mais, a população pode informar-se pelo telefone (19) 3236 – 3711, ou ir pessoalmente ao local.

Teste com diagnóstico rápido diariamente

A única unidade pública de saúde de Campinas que faz teste de HIV com diagnóstico rápido de segunda a sexta-feira é o CTA Ouro Verde, localizado no Complexo Hospitalar Ouro Verde (o Hospital Ouro Verde) e das 7h às 19h. Como em toda a Rede Pública de Saúde o teste de HIV no CTA Ouro Verde é sigiloso e além disso pode ser feito de forma anônima. O CTA Ouro Verde fica na avenida Rui Rodrigues, do lado oposto à avenida do Terminal Ouro Verde de ônibus urbano. Para saber mais, a população pode informar-se por telefone (19) 3227 – 7575

Mais informações à Imprensa: (19) 9386 – 9282 3231 – 1622 3305 – 3190 3305 - 2240