No Mercadão de Campinas Programa de Aids faz 149 testes de HIV

Exames com diagnóstico rápido podem ser feitos de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 19h, no CTA Ouro Verde, à avenida Rui Rodrigues, 3434

O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas realizou testes de HIV com diagnóstico rápido em 149 pessoas durante o sábado, quando instalou seu Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante junto ao Mercado Municipal de Campinas, um dos principais patrimônios históricos da cidade e também um dos mais importantes centros populares de compras da região metropolitana. O teste é gratuito, sigiloso e pode ser anônimo.

O Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é uma área temática da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas. O Programa de DST/Aids de Campinas seleciona locais de grande fluxo de pessoas para montar a unidade móvel de testagem para HIV que conta com estrutura adequada e profissionais da Saúde capacitados para o trabalho. A ação contou com apoio da Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia da Prefeitura de Campinas que administra o Mercado Municipal.

Todos os resultados dos testes de HIV são sigilosos, ou seja, só a pessoa que fez o exame fica sabendo o resultado. Além disso, este procedimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é inteiramente gratuito e ainda pode ser anônimo. Se a pessoa que vai fazer assim desejar, ele pode se identificar apenas com uma senha ou apelido. Na quinta-feira, dia 11 de junho de 2008, véspera do Dia dos Namorados, outras 115 pessoas fizeram teste de HIV com diagnóstico rápido, quando o CTA Itinerante foi instalado na Rua 13 de Maio.

Diariamente o teste de HIV convencional, que leva de uma semana a 10 dias pode ser feito no CTA do Centro, que fica na rua Regente Feijó, 637, Centro. O telefone do CTA do Centro é (19) 3236 – 3711. Este tipo de teste também deve estar disponível em todos os Centros de Saúde de Campinas. O teste com diagnóstico rápido, no entanto, só é disponível no CTA Ouro Verde, localizado junto ao Hospital Ouro Verde.

O CTA Ouro Verde faz teste de HIV com diagnóstico rápido gratuito e sigiloso de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A população não precisa pagar nada para ser atendida. Basta uma picada na polpa do dedo e o resultado sai em cerca de 15 minutos. Se der positivo para HIV, o vírus que causa a aids, o tratamento com base em medicamentos antirretrovirais é oferecido gratuitamente através do SUS. Para saber mais, a população deve ir pessoalmente ao CTA Ouro Verde, à avenida Rui Rodrigues, 3434. O telefone é (19) 3226 – 7475.


Mais informações à Imprensa: (19) 3305 – 2240, 3305 – 3190, 3231 - 1622