90 fazem teste de HIV em praça de Campinas na noite de sexta

Exames com diagnóstico rápido entregue em cerca de 15 minutos são realizados de segunda a sexta, das 7h às 19h no CTA Ouro Verde

Cerca de 90 pessoas chegaram formar fila para teste de HIV com diagnóstico rápido (resultado em aproximadamente 15 minutos) na noite de sexta-feira, 29 de maio de 2009, à praça Bento Quirino, Centro de Campinas. Trata-se de ação do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas. O teste com diagnóstico rápido, diariamente, está disponível somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Ouro Verde (Avenida Rui Rodrigues, 3434, junto ao Complexo Hospitalar).

O teste de HIV realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS) é gratuito e sigiloso. Além disso, também pode ser feito de forma anônima. A vantagem está na rapidez do resultado. Antes do teste é realizado o aconselhamento, depois a coleta de sangue, a análise e laudo. Em seguida é realizada a entrega do resultado e dadas orientações à pessoa que fez o exame. No caso de o teste dar positivo para o vírus HIV (que causa aids) a pessoa é encaminhada para tratamento oferecido de graça no SUS.

Na Praça Bento Quirino o Programa DST/Aids de Campinas colocou à disposição da população da região central da cidade o CTA Itinerante, unidade móvel com estrutura e equipe de profissionais adequados à realização do teste com diagnóstico rápido em locais de grande fluxo de pessoas. O objetivo é acessar a população que não vai a Centros de Saúde e outras unidade do SUS que também realizam o teste de HIV gratuito e sigiloso. A vantagem é a rapidez do resultado.

Se a pessoa tiver o HIV, é importante saber o quanto antes para iniciar o tratamento no momento certo, o que pode trazer mais qualidade de vida. Em caso de gravidez, mães que vivem com HIV têm grandes chances de terem filhos sem o vírus se seguirem corretamente o tratamento. O teste deve ser feito durante o pré-natal, se a pessoa teve alguma doença sexualmente transmissível, tuberculose ou hepatite, se manteve relação sexual (oral, anal ou vaginal se camisinha) ou se compartilhou seringas ou agulhas.

Para saber sobre o teste de HIV com diagnóstico rápido, gratuito e sigiloso, a população deve informar-se através do CTA Ouro Verde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, junto ao Complexo Hospitalar Ouro Verde. O telefone é (19) 3226 – 7475.

Mais informações à Imprensa: (19) 8224 – 0977, com Eli Fernandes