População de Campinas ganha teste de HIV com diagnóstico rápido na noite desta sexta-feira, das 19h às 23h, na Praça Bento Quirino

A população de Campinas conta com teste de HIV com diagnóstico rápido (o resultado sai em cerca de 15 minutos), na noite desta sexta-feira, 29 de maio de 2009, das 19h às 23h na Praça Bento Quirino, Centro da cidade. O atendimento é gratuitos e sigiloso. Somente a pessoa que fez o exame fica sabendo seu resultado.

As ações são realizadas através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Campinas. Esta unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta unidade móvel é levada para locais de grande fluxo de pessoas para acessar a população que não freqüenta Centros de Saúde ou mesmo outras instituições que realizam o teste de HIV.

A unidade conta com equipe especializada da Saúde e, no caso de o resultado ser positivo para o HIV, a pessoa será encaminhada para tratamento, disponível através do SUS. Para saber mais sobre aids e outras DSTs a população deve informar-se através do Centro de Saúde mais próximo (em qualquer região da cidade) ou o Centro de Referência de DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, Centro, de segunda a sexta, das 7h às 19h. O telefone é (19) 3234 – 5000.

Campinas também possui duas unidades especializadas na realização do teste de HIV e sífilis, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). O CTA do Centro fica na rua Regente Feijó 637, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e o telefone é (19) 3236 – 3711. O CTA Ouro Verde fica junto ao Hospital Ouro Verde, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e é a única unidade do SUS Campinas que realiza teste de HIV com diagnóstico rápido (o resultado sai em menos de 15 minutos). O endereço é avenida Rui Rodrigues, 3434 e o telefone: (19) 3226 – 7475.


Programa Municipal de DST/Aids de Campinas – Mais informações à Imprensa: 8224 – 0977, com Eli Fernandes