Circuito Saúde foca prevenção à aids e estímulo ao teste de HIV


Moradores da região do Jardim Santa Mônica, em Campinas, contam, de 18 a 22 de maio, com o Circuito Saúde, para estímulo à realização do teste gratuito e sigiloso de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) vão de casa em casa para informar sobre os serviços disponíveis no Centro de Saúde e incentivar a prevenção à aids e outras doenças através do uso correto e freqüente de preservativos em todas as relações sexuais.

A primeira etapa do Circuito Saúde consiste na realização de um grupo de aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis, aids e HIV. São disponibilizadas informações sobre as principais formas de contágio e de prevenção. Aos usuários do SUS é ofertada a coleta dos exames para HIV, hepatite B e C e também para sífilis. O trabalho é realizado com apoio e matriciamento do Programa Municipal de DST e Aids (PMDST/Aids) de Campinas.

O projeto desenvolvido desde junho de 2008 tem avaliação positiva, pois o Centro de Saúde tem conseguido acessar pacientes novos que nunca haviam passado pela unidade, além da detecção de casos novos de diabetes mellitus, hipertensão arterial, sífilis, hepatite B e C. O diagnóstico precoce é importante para o tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids.

A aids não tem cura, mas tem tratamento oferecido gratuitamente através do SUS e, em Campinas, pode ser realizado no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids. A equipe da Saúde busca intensificar o trabalho em regiões do bairro e adjacências onde foi registrada baixa adesão da população em edições anteriores do Circuito Saúde.


A população atendida pelo Centro de Saúde do Jardim Santa Mônica está em oito micro-teritórios desta região, compreendida pelo Distrito de Saúde Norte de Campinas. A cada mês o Circuito é realizado com um destes territórios e acontece durante seis dias de segunda a sábado. São realizados em média cerca de 300 exames em cada Circuito. Além das DSTs, HIV e aids, o projeto também foca saúde bucal e também prevenção e diagnóstico da tuberculose e hanseníase. Em 2008 a unidade de saúde chegou registrar média de 50 testes realizados diariamente.

O Centro de Saúde do Jardim Santa Mônica fica na rua Olívio Manoel de Camargo, 297. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones são (19) 3246 – 0801 e 3246 – 1072. Para saber mais sobre aids e outras DSTs a população deve informar-se através do Centro de Saúde mais próximo (em qualquer região da cidade) ou o Centro de Referência de DST/Aids de Campinas, à rua Regente Feijó, 637, Centro, de segunda a sexta, das 7h às 19h. O telefone é (19) 3234 – 5000.

Campinas também possui duas unidades especializadas na realização do teste de HIV e sífilis, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). O CTA do Centro fica na rua Regente Feijó 637, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e o telefone é (19) 3236 – 3711. O CTA Ouro Verde fica junto ao Hospital Ouro Verde, funciona de segunda a sexta das 7h às 19h e é a única unidade do SUS Campinas que realiza teste de HIV com diagnóstico rápido (o resultado sai em menos de 15 minutos). O endereço é avenida Rui Rodrigues, 3434 e o telefone: (19) 3226 – 7475.


Programa Municipal de DST/Aids de Campinas – Mais informações à Imprensa: (19) 8224 – 0977, com Eli Fernandes