Mais de 300 aderem ao 1º dia da campanha “Sexo não tem idade, prevenção também não” do Programa de Aids e CS Capivari

Cerca de 300 pessoas participaram do Café da Manhã com a Rádio Atitutde, parte integrante de um conjunto de ações promovidas pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas no Centro de Saúde do Jardim Capivari, à região do Distrito de Saúde Sudoeste de Campinas. As ações são realizadas de acordo com o pautado no Plano de Ação e Metas (PAM) desta área programática da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

O objetivo, explica a médica Rita de Cássia Almeida Bottcher, é divulgar a camisinha e o teste de HIV e sífilis, entre outras DSTs, que são exames disponível gratuitamente em todos os Centros de Saúde de Campinas. “Inclusive aqui no Capivari. A prevenção é a medida mais correta, é o melhor negócio. Mas se a pessoas fizer o teste e der positivo para o HIV, o tratamento pode ser feito no Centro de Referência do Programa DST/Aids, que é um tratamento de altíssima qualidade”, destacou. O número de pessoas que realizou o teste não está sendo divulgado. “Foi uma decisão da equipe, mas tenho certeza que amanhã eles trazem a família inteira para cá”, disse a médica.

Segundo ela, o foco está na população adulta, mas o Centro de Saúde recebe pessoas de todas as idades. “É nossa obrigação atender todo mundo, sem julgar, sem discriminar”, disse a coordenadora que garante o sigilo total com relação ao teste e ao resultado. Há semanas a equipe é atualizada com palestras de técnicos do Centro de Referência do Programa de Aids de Campinas. “E aqui a coisa é bem tranqüila. As pessoas podem vir, pegar suas camisinhas tranquilamente e a gente espera que elas usem mesmo”, disse.

Todas as pessoas que participaram do café da manhã receberam um quite de material educativo e informativo e insumos para prevenção à aids. Nesta terça-feira à tarde a equipe de aproximadamente 60 pessoas participou de uma dinâmica de equipe, também para atualizar os conhecimentos sobre o controle da epidemia e potencializar a capacidade de todos os trabalhadores ampliarem a qualidade do acolhimento às pessoas que, às vezes, chegam com muita vergonha”, disse a médica que busca reduzir o estigma às pessoas vulneráveis às DSTs e ao HIV/aids.

O trabalho, aliado à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripo aos Idosos realiza estas ações pelo menos até o dia 30 de abril, sexta-feira, em parceria com o lideranças comunitárias locais e com apoio dos próprios grupos de usuários. O Centro de Saúde do Jardim Capivari atende cerca de 14 mil pessoas além da população de aproximadamente 10 bairros na região. Antes deste período de ação de enfrentamento à epidemia de aids foram realizadas palestras sobre orientação de como não pegar aids e sobre sexualidade. “Principalmente para acabar com mitos e equívocos sobre identidade, gênero e diversidade sexual”, disse a médica que coordenada o Centro de Saúde.

Este trabalho começou ser divulgado entre os usuários da unidade local no próprio sábado, dia da Campanha de Vacinação do Idoso, com a entrega de convites às pessoas que forem ao local imunização ao vírus influenza (gripe). Os convites eram para esta segunda-feira, dia 27, quando o Centro de Saúde Capivari e o Programa DST/Aids de Campinas realizam o Café da Manhã com a Rádio Atitude desde as 9h.

O objetivo: Interagir com os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) desde o momento da sala de espera com a apresentação ao vivo de um programa de rádio produzido pelo SUS Campinas, através do Programa DST/Aids da cidade, e informar a população que for ao Centro de Saúde sobre uso correto e frequente da camisinha (principal forma de prevenção à aids), sobre o teste de HIV (disponível na Rede Pública) e o tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids.

Todas os Centros de Saúde de Campinas devem disponibilizar camisinhas e o teste de HIV. O tratamento é oferecido através do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids. Parte das pessoas que foi ao local já mantém vínculo com o Centro de Saúde. Com esperado aumento da procura da população pelo Centro de Saúde para questões relacionadas à prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, o Programa DST/Aids planeja aumento também das medidas preventivas ao HIV/aids entre a população.

Desde a publicação de seu último Boletim Epidemiológico, em março de 2006 (acesse: http://www.campinas.sp.gov.br/saude/boletins/boletim_epidem_mar06.pdf) o Programa Municipal de DST/Aids tem destacado que, apesar do declínio da epidemia da aids na cidade, com relação a casos novos da síndrome, a tendência mantida nos últimos anos é de grande velocidade no aumento entre pessoas maiores de 50 anos, entre mulheres adultas que relatam parceria fixa e recrudescimento entre jovens que fazem sexo com homens.

“A campanha está relacionada a pessoas adultas, muitas vezes da terceira idade, onde a velocidade de crescimento entre os casos novos é muito rápida”, explica a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, coordenadora do Programa DST/Ais de Campinas. Mas ela esclarece que as ações de educação em saúde promovidas através do Plano de Ação e Metas (PAM) prospectam outras faixas etárias. A lógica é de potencializar as ações de prevenção através do vínculo entre o usuário do SUS com estas unidades públicas de saúde. “Aqui as camisinhas ficam na cestinha e as pessoas podem pegar livremente. O teste então, é super discreto”, dissse Rita, coordenadora da unidade. Para saber mais sobre o teste de HIV e outras DSTs na região do Jardim Capivari, bem como a distribuição de camisinhas, a população deve ir à rua

CAMPANHA SEXO NÃO TEM IDADE E PREVENÇÃO TAMBÉM NÃO

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO (com ênfase na prevenção às DST/Aids)

Dia 28 – 9h - Grupo de Lian Gong com dinâmica, vacina do idoso e entrega de kits.

Dia 29 – 15h - Grupo de Hipertenso com dinâmica e entrega de kits

Dia 30 – 14h - Grupo de Gestantes com dinâmica e entrega de kits

Durante todos os dias, estímulo a testagem HIV/Aids com Aconselhamento.