Governador destaca participação da sociedade no SUS e afirma que ONGs foram decisivas para os programas de controle da epidemia de aids no Brasil

Após o encerramento do Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, o estande da Secretaria Estadual de Saúde recebeu a visita do governador José Serra convidado por trabalhadores da Saúde a comentar a política nacional da área, ele destacou a participação da sociedade civil organizada na promoção do Programa Nacional de DST/Aids, à época em que foi ministro da saúde (98 a 2002), ao estatuto de melhor programa de controle da epidemia em todo o mundo.

Perguntado sobre o motivo do reconhecimento internacional desta política pública construída em parte durante sua gestão no governo federal ele respondeu que: “Num chamado mundo em desenvolvimento ela foi considerada internacionalmente. Muito apoiada nas organizações não-governamentais, num trabalho de equipe, como na política de medicamentos. Uma participação não só intensa, como decisiva, pois se não fosse assim ela não teria funcionado”, afirmou o governador.

Sobre o acesso universal à medicação usada no tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids e trabalhar junto à população para ações de prevenção e estímulo à realização do diagnóstico precoce, o deputado federal de Campinas, Guilherme Campos lembrou a fala do governador ao plenário do Congresso, quando Serra sugeriu o tema “humanização” para um próximo encontro com as Santas Casas e Hospitais Beneficentes. “Quando trata da pessoa que contraiu o vírus da aids a humanização é algo muito importante”, afirmou.

Ele defende a parceria do governo com a sociedade. “É uma necessidade que o governo esteja presente numa área tão sensível, que necessite tanto esclarecimento, tanto suporte, principalmente para a população que tem menos acesso à informação, menos acesso a tudo que acontece de novo na humanidade. Como o próprio governador colocou hoje neste encontro das Santas Casas”, disse o deputado.

O evento, que contou com mais de 200 provedores e presidentes de hospitais beneficentes de todo País, acontecia desde quarta-feira no The Royal Palm Plaza Hotel. Com o tema “Construção e Gestão de Modelos de Relacionamentos Inteligentes”, o Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, que propôs colocar em pauta “temas atuais e de grande relevância para o setor”.

O governador José Serra visitou o estande da Secretaria de Estado da Saúde a convite dos trabalhadores do SUS no local e do Programa Municipal de DST/Aids, que divulgou no espaço experiências com ações para controle da epidemia desenvolvidas em parceria com o Estado, Ministério da Saúde e sociedade civil organizada, como as campanhas de estímulo ao uso do preservativo “Vista-se! Use sempre camisinha” e “Fique Sabendo” de estímulo ao teste de HIV.

Entre experiências do SUS Campinas, apresentadas no estande da Saúde, o trabalho que a cidade desenvolve com projeto recém-implantado de uma unidade móvel para realização de teste de HIV com diagnóstico rápido, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, levado para praças e eventos públicos. O teste é feito com amostra de sangue colhida com uma picada na ponta do dedo e o resultado sai em menos de 15 minutos. Cerca de 3,5 mil deste exames já foram realizados na cidade desde dezembro de 2008, quando o trabalho iniciou em caráter experimental.

Outra experiência recente demonstrada foi do CTA Ouro Verde, que também realiza testes para outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites. Para saber mais sobre o teste de HIV com diagnóstico rápido a população deve informar-se através do (19) 3226 – 7475, ou ir Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa de Aids no Hospital Ouro Verde (Avenida Rui Rodrigues, 3434, próximo ao Terminal Ouro Verde de ônibus urbanos). O teste é gratuito, anônimo e sigiloso. Não se conhece a cura para a aids, mas o tratamento é possível através do SUS.


Programa Municipal de DST/Aids de Campinas – Mais informações à Imprensa: (19) 8224–0977 ou 9232–4092