Programa DST/Aids de Campinas e Centro de Saúde do Capivari realizam campanha “Sexo não tem idade, prevenção também não”

Trabalho do SUS é realizado através de ações relacionadas à campanha de vacinação do idoso e visa ampliar capacidade de educação em saúde na população local
Começou sábado (25/4) e vai até quinta-feira (30) a campanha “Sexo não tem idade e prevenção também não”, um conjunto de ações voltadas à educação em saúde e qualidade de vida promovida pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) de Campinas (interior de São Paulo), em parceria com o Centro de Saúde do Jardim Capivari (Região Sudeste do município).

Este trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) Campinas começou ser divulgado sábado entre os usuários da unidade local no dia da Campanha de Vacinação do Idoso, com a entrega de convites às pessoas que forem ao local imunização ao vírus influenza (gripe). Os convites são para hoje, dia 27, quando o Centro de Saúde (CS) do Jardim Capivari e o Programa DST/Aids de Campinas realizam um Café da Manhã com a Rádio Atitude desde 9h.

O objetivo é interagir com os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) desde o momento da sala de espera com a apresentação ao vivo de um programa de rádio produzido pelo SUS Campinas, através do Programa DST/Aids da cidade, e informar a população que for ao Centro de Saúde sobre uso correto e frequente da camisinha (principal forma de prevenção à aids), sobre o teste de HIV (disponível na Rede Pública) e o tratamento às pessoas que vivem com HIV/aids.

Todos os Centros de Saúde de Campinas devem disponibilizar camisinhas e o teste de HIV. O tratamento é oferecido através do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids. A expectativa é relacionar a campanha a pelo menos 250 pessoas. Parte delas já mantém vínculo com o Centro de Saúde. Com esperado aumento da procura da população pelo Centro de Saúde para questões relacionadas à prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, o Programa DST/Aids planeja aumento também das medidas preventivas ao HIV/aids entre a população.

Desde a publicação de seu último Boletim Epidemiológico o Programa Municipal de DST/Aids tem destacado que, apesar do declínio da epidemia da aids na cidade, com relação a casos novos da síndrome, a tendência mantida nos últimos anos é de grande velocidade no aumento entre pessoas maiores de 50 anos, entre mulheres adultas que relatam parceria fixa e recrudescimento entre jovens que fazem sexo com homens.

“A campanha está relacionada a pessoas adultas, muitas vezes da terceira idade, onde a velocidade de crescimento entre os casos novos é muito rápida”, explica a enfermeira sanitarista Maria Cristina Feijó Januzzi Ilario, coordenadora do Programa DST/Ais de Campinas. Mas ela esclarece que as ações de educação em saúde promovidas através do Plano de Ação e Metas (PAM) prospectam outras faixas etárias. A lógica é de potencializar as ações de prevenção através do vínculo entre o usuário do SUS com estas unidades públicas de saúde.

CAMPANHA SEXO NÃO TEM IDADE E PREVENÇÃO TAMBÉM NÃO
PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO (com ênfase na prevenção às DST/Aids)

Dia 27 – 9h - Café da manhã e a “Rádio Atitude” interagindo na Sala de Espera com os usuários e trabalhadores

Dia 27 – 15h - Grupo Insulinos com dinâmica e entrega de kits

Dia 28 – 9h - Grupo de Lian Gong com dinâmica, vacina do idoso e entrega de kits.

Dia 29 – 15h - Grupo de Hipertensos com dinâmica e entrega de kits

Dia 30 – 14h - Grupo de Mulheres com dinâmica e entrega de kits
Durante os dias de coleta estímulo a testagem HIV/Aids com Aconselhamento.