Teste de HIV com diagnóstico rápido está disponível nesta quarta no Aeroporto de Viracopos

Exames realizados pelo CTA Itinerante são gratuitos e realizados de forma sigilosa, ou seja, somente quem faz o teste fica sabendo o resultado

Testes com diagnóstico rápido de HIV em menos de 15 minutos. É o que promovem nesta quarta-feira, 27 de maio de 2009, das 9h às 16h, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) no local. Os testes são realizados gratuitamente e os resultados são entregues apenas às pessoas que fizeram o exame e de forma sigilosa.

A promoção do teste de HIV com diagnóstico rápido é realizada no local para o público de trabalhadores e demais freqüentadores do aeroporto, um dos maiores do País. Os testes são realizados através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, com estrutura e equipe adequadas para deslocamento desta unidade para locais de grande fluxo de pessoas.

Na semana passada, mais de 160 testes com diagnóstico rápido para HIV foram realizados em eventos relacionados a serviços públicos de promoção da Saúde Mental. Na segunda-feira, dia 18, à Praça Carlos Gomes, cerca de 80 testes foram realizados durante ato público realizado em celebração à Luta Antimanicomial, no evento “Balada dos Direitos – Juntos em Defesa da Vida”.

Na sexta-feira, 22 de maio, outros cerca de 80 testes foram realizados em atividade conjunta à Secretaria Municipal de Esportes com equipes de usuários dos Centros de Atenção Psico-Social (Caps) no Clube da Bosh, em Campinas. Na sexta, o CTA Itinerante participou do VI InterCaps, em que mais de mil pacientes da área de Saúde Mental de todo o estado de São Paulo se reuniram para uma competição amistosa, que aconteceu durante todo o dia.

A atuação do Programa DST/Aids na prevenção e diagnóstico do HIV é realizada o ano todo e a população em geral pode utilizar os serviços. Para saber mais sobre o teste de aids e outras DSTs a população deve procurar os Centros de Saúde ou outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em Campinas. A cidade possui dois Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), especializados na realização dos exames.

O CTA do Centro de Referência DST/Aids fica na rua Regente Feijó, 637, no Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e o telefone é (19) 3236 – 3711. O outro centro de testagem é o CTA Ouro Verde, localizado no Hospital Ouro Verde, próximo ao Terminal Ouro Verde. Fica na avenida Rui Rodrigues, 3434. Somente no CTA Ouro Verde o teste de HIV com diagnóstico rápido está disponível diariamente para qualquer pessoa. O atendimento é gratuito e sigiloso e o telefone é (19) 3226 – 7475. O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 19h.


Mais informações à Imprensa: (19) 8224 – 0977 com Eli Fernandes